#RioByNVA

Rio de Janeiro musical: um pouco sobre o livro que conta a história da música carioca

As pesquisadoras Flávia Barreto e Rita Leal publicaram, em 2016, o livro “Cartografia Musical: Rio de Janeiro 450 anos”. A obra conta a história da música carioca em uma linguagem tranquila e acessível, tendo um público-alvo abrangente e servindo como base para estudo e consulta sobre o tema. 

A história da música do Rio está muito relacionada à beleza imensurável da cidade, que inspirou tantos artistas do choro, bossa-nova e do samba a descreverem seus encantos. Canções de diversos estilos, como Aquele Abraço, de Gal Costa, Cidade Maravilhosa, de André Filho, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim, são algumas das mais famosas trilhas sonoras da cidade. 

O livro escrito por Flávia e Rita destaca pontos importantes que culminaram na consolidada música do Rio de Janeiro. Desde a imigração dos europeus, até a influência incontestável dos povos africanos, estes de cultura riquíssima que desde então compõe tanto das belezas de nossa arte, juntamente com nossos nativos indígenas e sua cultura igualmente rica. 

Muitos dos elementos das culturas indígena e africana são abordados na obra. A musicalidade na fala dos índios e todas as ramificações dos batuques africanos são essenciais para a análise da cultura musical carioca, presentes fortemente até a atualidade e, provavelmente, para sempre. 


Para conhecer mais sobre o livro, é só acessar o site da editora por este link. Para viver toda essa história de pertinho, é só entrar em contato com a NVA!