#RioByNVA

Instituto Protea: o projeto AMAR na melhoria do tratamento do câncer de mama

O Instituto Protea tem ajudado milhares de mulheres a vencer o câncer de mama desde 2018. Foram mais de 3 mil mulheres com exames, consultas, cirurgias, quimioterapias e radioterapias só de novembro de 2018 até dezembro de 2021. 

O Instituto é uma ONG e convida sempre a todos na sociedade, sejam pessoas físicas ou jurídicas, a colaborarem com o projeto e engajarem para que possam sempre continuar oferecendo auxílio para mais de 1400 mulheres ao ano. 

Alguns dos projetos paralelos do Protea são o AMAR, o Cuida Mama, e a Jornada Protea. O AMAR foi desenvolvido juntamente com o Hospital Santa Marcelina, e visa estreitar o tempo da primeira consulta até o início do tratamento das pacientes, oferecendo um diagnóstico assertivo, tratamento ágil e de qualidade. Esse braço do Protea conta com quatro pilares principai: 

1- Custeio de plantão de um médico mastologista, para que o tempo entre as consultas e exames complementares seja reduzido;

2- Custeio de anestesista exclusivo para as cirurgias de retirada de tumor;

3- Custeio do exame de mamotomia em parceria com o Laboratório Nova Diagnóstica, para que sejam examinados nódulos não-palpáveis que não podem ser examinados pela mamografia. Com AMAR, o Protea substitui a cirurgia diagnóstica pelo exame clínico mais rápido e menos invasivo, garantindo a confirmação do diagnóstico da paciente; 

4- Custeio do tratamento completo ao longo de 11 meses, incluindo cirurgia, consultas, exames, quimioterapia e radioterapia. 

Com estes pilares, o Protea aumentou em 50% a quantidade de pacientes em tratamento no Hospital Santa Marcelina, reduziu o tempo de espera entre consultas em 45 dias e o tempo de espera para a cirurgia de dois meses para menos de 30 dias. 

O AMAR é apenas um dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Protea. Ao todo, milhares de mulheres tiveram seus diagnósticos feitos em um estágio onde o tratamento era seguro e levava à cura, sem necessidade de esperas longas, sempre com todo o cuidado e atenção que as pacientes merecem.