#RioByNVA

O que significam algumas das mais tradicionais decorações de Natal?

O Natal é marcado por suas decorações chamativas. Árvores enfeitadas, luzes piscantes, bolinhas coloridas, velas e guirlandas são apenas algumas das mais clássicas formas que as pessoas adornam suas casas para a data. Mas você sabe por que esses elementos são usados há tanto tempo? Deixamos aqui algumas das explicações! 

Estrela 

O Natal é uma data que nasceu da cultura cristã para comemorar o nascimento de Jesus. Na história bíblica, uma estrela guiou os três reis magos até o local de seu nascimento. Atualmente, a estrela é usada nas decorações natalinas e especialmente no topo da árvore, para simbolizar Jesus. Fora do contexto estritamente cristão, ela pode ter o sentido de uma estrela-guia para um caminho de luz e prosperidade. 

Bolas decorativas

As bolinhas que enfeitam árvores e guirlandas podem ter diversos tamanhos, cores e até texturas, além de poderem ser principalmente de vidro, plástico ou porcelana. Elas representam a época de colheita, como se fossem pequenas frutinhas pendendo dos galhos. Antigamente eram usados elementos naturais como nozes e maçãs, mas pela eventual indisponibilidade e até mesmo pela ineficácia, as bolinhas decoradas passaram a ser confeccionadas por artesãos como alternativa. 

Pinheiro 

O pinheirinho de Natal é a árvore principal na decoração e simbologia dessa época. A origem dos pinheiros é de países onde há muito frio e neve, mas eles não perdem sua estrutura e nem suas folhas verdes. Por isso, é tido como um símbolo de vida, esperança e resistência. Na tradição cristã também há, para algumas pessoas, a crença de que seu formato cônico, que quando observado remete a um triângulo, é uma representação da santíssima trindade. 

Luzinhas

As famosas luzes pisca-pisca são indispensáveis para qualquer um que ame a época natalina. Nos tempos antigos, velas eram colocadas ao redor da árvore e em seus galhos, com inspiração em rituais pagãos, para representar a luz divina e o espírito natalino, mas essa prática causou diversos incêndios, visto que os pinheirinhos eram naturais e queimavam com facilidade. Em 1880 Thomas Edison, o inventor da lâmpada, criou o primeiro fio com várias luzes elétricas, e o pendurou no lado de fora de seu laboratório. Dois anos depois Edward Johnson, colega e sócio de Edison, passou a usar os fios de lâmpadas para decorar a árvore de Natal. A prática não ganhou força até 1920, quando a General Electric passou a vender kits pré montados das luzes a valores mais acessíveis, permitindo assim que seu uso pudesse de fato substituir as velas. 

Esses são alguns dos principais símbolos do Natal, e todos remetem ao amor, cuidado, carinho e caminhos iluminados. Assim, a NVA deseja a todos um lindo Natal, ao lado de toda a família e regado a amor e conforto. Feliz Natal!