#RioByNVA

Estilo Japandi: o que é e como trazer essa tendência para sua decoração

Estar por dentro das tendências não se resume apenas a seguir a moda do momento, mas sim trazer contemporaneidade para a sua decoração e adaptá-la conforme seus gostos. 

Um dos estilos que está em alta nos últimos anos é o Japandi, que combina o escandinavo com o japonês. Conheça mais sobre ele e como trazê-lo para a sua decoração:

O que é o estilo Japandi?

A mistura entre o escandinavo e o oriental traz como resultado um ambiente funcional, acolhedor e aconchegante, ao mesmo tempo que traz a estética minimalista. 

Os ambientes com essa decoração possuem tons mais claros, presença da madeira e outros fatores que contribuem para um aspecto mais clean e espiritual. 

Como trazer para minha decoração?

Para trazer esse estilo para a sua decoração é necessário reunir alguns itens bem característicos. Você pode dosá-los também, conforme a predominância que você quer que o Japandi tenha no seu ambiente. 

Cores

Como suas raízes derivam do escandinavo, a presença de cores mais suaves é essencial, porém no Japandi a paleta é um pouco maior e permite a combinação de tons claros com tons escuros, como branco, bege, rosa pálido, cinza claro, verde e cinza acastanhado. 

Materiais

Além das cores, o estilo Japandi também é construído através de materiais e texturas. Um dos mais conhecidos é a madeira, que quando combinada seus tons mais claros e escuros traz a harmonia entre o escandinavo e oriental perfeitamente. O metal, o couro e tecidos macios são outros elementos bastante presentes também. 

Minimalismo

Seguindo suas raízes orientais, o menos é mais também está incluso na decoração Japandi. Para isso, aposte apenas no essencial e elimine itens e móveis supérfluos. Além disso, invista em móveis mais funcionais e com uma estética mais limpa, com linhas finas e materiais mais leves. Outro item presente são os vasos de plantas mais imponentes, que trazem um toque especial para o ambiente. 

Artes

O Japandi se inspira na expressão japonesa Wabi-Sabi, que significa “perfeita imperfeição”. Esse termo remete a uma reflexão para que as pessoas encontrem beleza no que é incompleto e imperfeito. Trazendo para os ambientes, essa ideia remete a investir em uma decoração mais autêntica, deixando se levar por irregularidades e imperfeições. Os objetos artesanais são um ótimo exemplo. 

O Japandi veio para ficar, afinal é a cara da contemporaneidade, não acha?

Acompanhe-nos e fique por dentro de mais dicas como estas aqui no blog da NVA e em nossas redes sociais!