#RioByNVA

É músico? Aprenda a melhorar o isolamento acústico dentro de sua casa

Todo músico sabe o quão satisfatório é poder tocar a qualquer momento, sem se preocupar em incomodar os vizinhos e nem as pessoas dentro de sua própria casa. Essa pode ser uma tarefa complicada, porém, sempre precisando se preocupar com os horários e distâncias. Mas você sabia que pode ter isolamento acústico em praticamente qualquer cômodo da casa? 

Há diversas opções, como lã de pet, lã de rocha, lã de vidro ou fibra de côco. Uma das possibilidades, porém, é utilizar revestimento acústico em vinil — são placas completas que se cola nas paredes para que o som de dentro não saia, e o som de fora não entre. 

Outra ótima opção é o revestimento em espuma para paredes. É um método muito utilizado em estúdios de rádio e música, e não apenas ajuda no isolamento como também no tratamento acústico (absorção de ruídos menores para que o som gravado fique mais limpo). 

Para um isolamento mais leve e estético, utilize plantas como barreira de som. Espalhar pequenos vasos de plantas pelos cantos e paredes do cômodo ajuda a reduzir ruídos e melhorar a acústica interna. Plantas de vasos grandes têm também um potencial fantástico para barragem de som e são recomendadas para cômodos musicais. 

Os revestimentos em fibras e espumas podem ser aplicados a todo o ambiente, desde as paredes e as quinas até o teto em si, proporcionando um som livre de qualquer ruído e perfeito para gravações. No piso, recomenda-se usar tapetes porosos ou fibrosos, que absorvem também a energia sonora e neutralizam as transmissões de ruídos.