Se você é amante de cultura e está com uma viagem marcada para a capital carioca, confira esses centros culturais que você não pode deixar de conhecer:
Cidade das Artes
Localizado no coração da Barra, a Cidade das Artes inaugurou um novo tempo na vida cultural do Rio de Janeiro. O prédio foi construído a 10 metros do chão e abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes. O local acolhe diversas formas de manifestação artística, entre elas podemos citar música, dança, teatro, cinema e artes plásticas.
A Cidade das Artes é considerada um dos mais importantes e completos espaços para as artes da cidade. Vale muito a pena conhecer!
Localização: Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h (exceto em dias de espetáculo).
Site: http://www.cidadedasartes.rio
Theatro Municipal
O Theatro Municipal foi inaugurado em 1909 e é uma das principais casas de espetáculo do Brasil e da América Latina. Grandes nomes nacionais e internacionais já passaram por lá, incluindo representantes da dança, música, ópera e artes cênicas. Em sua última reforma, foram encontradas preciosidades como um grande painel original do italiano Eliseu Visconti, além disso importantes áreas do Theatro foram restauradas, com destaque para a águia de 350kg que fica localizada no topo da construção. O enfeite recebeu 8 mil folhas de ouro de 23 quilates de douramento.
Segundo o site Riotur, o local hoje é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.
Localização: Praça Floriano, s/n Theatro Municipal – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: Terça a Sexta – 12h,14h30 e 16h*
Sábados e Feriados* | 11h, 12h e 13h
* Horário destinado às visitas em português, Inglês e Espanhol
Site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br
Museu do amanhã
Se até o passado, por mais estudado que seja, ainda deixa dúvidas como “de onde viemos”, imagina o amanhã, “para onde vamos?”.
O amanhã é fruto do hoje e do ontem e é nessa linha de raciocínio que o Museu do Amanhã segue. Instituições renomadas, como NASA, MIT e Google fazem sua parte do esforço coletivo, estudando como os indivíduos podem transformar nosso destino na Terra. O local é um amplo espaço de debate e estudo sobre o impacto das nossas ações hoje e como podemos reverter esse rumo pessimista que o planeta está seguindo.
Geralmente, os museus servem para conhecermos mais o passado, por isso o Museu do Amanhã é tão pioneiro, pois lá estuda-se o futuro.
Localização: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: Terça a domingo, 10h às 18h. Última entrada 1h antes, que seria 17h
Site: http://museudoamanha.org.br
Igreja Nossa Senhora da Candelária
Palco de diversos casamentos e um dos pontos turísticos mais visitados, a Igreja Nossa Senhora da Candelária é querida pelo povo carioca e pelos turistas que a visitam.
A primeira inauguração foi feita em 1811 com as obras ainda inacabadas. Em 1878, a decoração interna seguiu o estilo neorrenascentista italiano, que começou a ganhar forma no revestimento de mármore policromado nas paredes e colunas.
Em 2011, uma nova iluminação com 278 projetores foi inaugurada, ressaltando a beleza e imponência da construção.
Vale muito a pena visitar!
Localização: Praça Pio X, – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário das missas: segunda a sexta, 12:15h.
Domingo, 10:30h e 12h.
Horário de visitação: segunda a sexta, 7:30h.
Sábado, de 8h às 12h e às 16h.
Domingo, de 9h às 13h.
Além de belas praias e belezas naturais, o Rio é rico em cultura e história, sendo casa de vários centros renomados da arte. Vale muito a pena conhecer cada um deles!
É importante lembrar sempre que estamos vivendo um momento atípico de pandemia. Antes de visitar o local, acesse o site oficial do equipamento e/ou serviço turístico para conferir se não há alteração na programação e no horário de funcionamento. Além disso, lembre-se de seguir todos os protocolos de prevenção para uma visita segura para todos!