Essa é a principal dúvida na hora de colocar um imóvel para locação, pois é uma etapa que exige um estudo minucioso de mercado.
Para garantir uma renda extra justa e fechar um bom negócio, é preciso saber quais os fatores que agregam valor no imóvel:
Localização
A localização é um dos fatores que mais influenciam no valor e procura de um imóvel. O valor do m² muda conforme a região e o bairro, mas outros fatores também influenciam, como a proximidade de serviços de conveniência, pontos de ônibus, fácil acesso ao centro da cidade, etc.
Imóvel
Em relação ao imóvel, alguns fatores influenciam no valor, como seu estado de conservação, o andar em que ele está situado, em casos de apartamento, posição solar, piso, acabamentos, entrada de luz e ventilação e mais.
Segurança e lazer
Quanto maior a segurança da região, mais valorizado tende a ser o imóvel. Além disso, em casos de condomínio, quanto maior for a infraestrutura dele, tanto de lazer quanto de segurança, mais valor é agregado.
Qual a importância de determinar o valor certo?
Precificar de forma correta vai permitir que você não caia em duas ciladas comuns:
Valor acima do mercado: será muito mais difícil e demorado fechar negócio se o valor do seu imóvel está acima dos demais da região. As pessoas costumam pesquisar bastante antes de escolher uma nova casa.
Valor abaixo do mercado: aqui você pode até fechar um negócio rápido, mas estará perdendo dinheiro e diminuindo sua renda.