#RioByNVA

Dicas para degustar cafés que agradam seu gosto

Poucas coisas marcam tanto o Brasil como a cultura do café. Afinal de contas, quem não ama saborear um cafezinho depois do almoço, de tarde ou durante o trabalho? Mesmo sendo parte do nosso dia a dia, porém, muitas pessoas não são conhecedoras dos detalhes relacionados às diferenças entre os tipos de cafés existentes. Por isso, deixamos aqui uma introdução a essa análise, com alguns dos diferentes tipos de cafés existentes e as características principais de cada um. 

Os três principais tipos de cafés consumidos no Brasil

Coado

Um dos cafés mais comuns no Brasil, o coado é uma espécie de café passado para ser consumido a qualquer momento do dia. Pode ser feito em filtros de tecido ou de papel, e resulta em um café bastante envolvente, e simultaneamente suave. 

Expresso/espresso

Esse é um dos tipos mais cobiçados de café pelos amantes dessa arte, e ambas as grafias estão corretas. O original espresso vem do italiano que significa “espremido”, em referência a técnica usada na preparação da bebida. No português, pela similaridade com a palavra “expresso”, que indica algo rápido, esta é a escrita mais utilizada. A singularidade do café expresso se dá pela intensidade do seu sabor, mais amargo do que o café coado e comumente muito aromático. Uma grande característica deste café é sua textura aveludada e cremosa, com uma espuma densa e deliciosa. 

Americano 

O café americano nada mais é do que um preparo de café expresso misturado com mais ou menos um terço de água quente antes de ser servido. Costuma ser servido em copos ou canecas grandes, em quantidades significativamente maiores do que o expresso tradicional ou até o coado. Mesmo que tenha um sabor suave, pela diluição em água, não significa que é uma bebida fraca — especialmente pela quantidade em que costuma ser consumido, há fartura de cafeína. 

Algumas bebidas preparadas com café 

Cappuccino 

O cappuccino é um queridinho em todo o país! Embora tenha muitas formas de preparo, a receita tradicional do cappuccino é italiana e é dividida entre três partes proporcionais de café, leite e espuma de leite. Ela não leva chocolate, como muitas das receitas brasileiras sugerem. 

Mocha

O mocha é um pouco mais adocicado, por levar açúcar e cacau em pó em seu preparo. Muito consumido no outono e no inverno, tem um sabor marcante, intenso e muito aconchegante! 

Frappuccino Mocha 

Esta é uma versão gelada e também adocicada do café mocha, e comumente leva calda de chocolate, chocolate em pó e chantilly. Fica deliciosa e é perfeita para tomar no calor, por levar cubos de gelo no preparo. 

Esses são apenas alguns dos mais comuns tipos de cafés e de bebidas à base deles, e englobam os pontos essenciais que pode-se buscar se você quer aprender e saborear um pouquinho mais sobre a arte do café. E você, qual é o seu tipo de café preferido? Já experimentou alguma das bebidas mencionadas?