#RioByNVA

Benefícios de treinar na areia

Com a chegada do inverno as praias vão perdendo suas visitas diárias, tanto das pessoas quanto do calorzinho do verão.

Essa época é perfeita para quem gosta de praticar exercícios físicos e manter-se em movimento, afinal não tem forma mais divertida e saudável de se manter aquecido, não é mesmo?

Aproveitando que as praias estão vazias, que tal utilizar as faixas de areia para praticar exercícios? Hoje nós separamos 5 benefícios de treinar na areia, confira:

Menor impacto

Treinar na areia proporciona um menor impacto na hora de fazer alguns exercícios, como pular e correr. Isso se dá pois a areia é mais macia do que o chão do asfalto ou da academia, por exemplo. 

Essa maciez é perfeita para pessoas que treinam com exercícios de alto impacto, mas também para quem busca diminuir os riscos de lesões nas articulações. 

Porém é sempre bom lembrar que, por não ser plana, se não executar o exercício de forma correta na areia é possível causar lesões devido a instabilidade do contato com o solo. 

Potencializa o treino

Estudos mostram que um treino na areia pode exigir mais energia durante o treino quando comparado ao solo plano. Além disso, o fato da areia proporcionar irregularidade também contribui para que os músculos precisem se adaptar para manter o equilíbrio, potencializando-os durante a prática. 

Ganho de resistência

Por exigir mais de você, os treinos na areia contribuem para um aumento na resistência aeróbica e muscular, potencializando e até mesmo acelerando os seus resultados.

Bem-estar

Muitas pessoas sentem dificuldade em se adaptar a um espaço de treino fechado e tradicional. Treinar na areia, seja da praia ou não, ajuda a trazer um maior bem-estar por estar em contato com a natureza, podendo aumentar a sua motivação para o treino. Se sua vista for para o mar então nem sem fala!

Treinar de frente para o mar é um privilégio que os cariocas, por exemplo, podem desfrutar e esse é um dos diversos motivos que nos fazem amar o Rio!

Se você acredita que a prática de exercícios na areia pode ser desafiadora, comece com exercícios leves, como uma caminhada ou até mesmo uma corrida. Com o tempo, você estará muito mais adepto ao seu novo local de treino e dificilmente vai querer trocá-lo!

Aqui no blog da NVA você confere diversas dicas de lifestyle, decoração de interiores, dicas sobre o Rio e muito mais! 

Acompanhe-nos aqui e em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo! 

Até a próxima!